Incubadora de Artistas | Galeria Cossoul
18 a 25 de Março de 2015
Instalação e Fotografia, dimensões variáveis, 2012-2015
(fotografia de Rui Dias Monteiro)
A primeira fase do projecto corresponde a uma escultura. Procede-se à concepção e construção de uma estrutura em madeira onde é suspensa a ramificação constituída pelos pares de óculos interligados: a única possibilidade mimética de visualizar a árvore.
Numa segunda fase a fotografia é o suporte ao qual os artistas recorrem para apresentar as relações entre as limitações oftalmológicas, os óculos e os seus respectivos usuários. É a fase em que se regista e documenta o processo.
A terceira fase foi a desconstrução. Desmembraram-se as parcelas da árvore e os óculos foram enviados para a organização Lions Club que, posteriormente os reciclou e distribuiu para países em desenvolvimento.
A quarta fase é a exposição, ponto onde nos encontramos. Já não temos a escultura, temos o vazio habitado de alguma forma pelo registo da fotografia. Registo que favorece as conexões existenciais do projecto GENEALOGIA 2012/2015, o diálogo entre a limitação genética e a busca dos artistas em cristalizá-lo no tempo e no espaço.
Letícia de Melo
Curadora
Sobre o Colectivo ERRE
Formado por Rui Aleixo Rui Dias Monteiro. Concluíram o projecto individual em 2008 e os Cursos Avançados de Artes Plásticas e Fotografia do Ar.Co em 2007. Formaram o colectivo ERRE em 2012, para o projecto GENEALOGIA.