Colectivo ERRE: GENEALOGIA 2012/ 2015


Incubadora de Artistas | Galeria Cossoul
18 a 25 de Março de 2015


Instalação e Fotografia, dimensões variáveis, 2012-2015
(fotografia de Rui Dias Monteiro)


GENEALOGIA 2012/2015 iniciou em 2012 como um projecto para uma possível árvore genealógica de uma família marcada geneticamente por limitações de natureza oftalmológica. A árvore tem, intrínseco, um objeto comum a todos os elementos desta família: os óculos. Estes foram sendo agrupados pelas várias gerações e espelham a história de uma família portuguesa.

A primeira fase do projecto corresponde a uma escultura. Procede-se à concepção e construção de uma estrutura em madeira onde é suspensa a ramificação constituída pelos pares de óculos interligados: a única possibilidade mimética de visualizar a árvore.
Numa segunda fase a fotografia é o suporte ao qual os artistas recorrem para apresentar as relações entre as limitações oftalmológicas, os óculos e os seus respectivos usuários. É a fase em que se regista e documenta o processo.
A terceira fase foi a desconstrução. Desmembraram-se as parcelas da árvore e os óculos foram enviados para a organização Lions Club que, posteriormente os reciclou e distribuiu para países em desenvolvimento.

A quarta fase é a exposição, ponto onde nos encontramos. Já não temos a escultura, temos o vazio habitado de alguma forma pelo registo da fotografia. Registo que favorece as conexões existenciais do projecto GENEALOGIA 2012/2015, o diálogo entre a limitação genética e a busca dos artistas em cristalizá-lo no tempo e no espaço.

Letícia de Melo
Curadora

Sobre o Colectivo ERRE
Formado por Rui Aleixo Rui Dias Monteiro. Concluíram o projecto individual em 2008 e os Cursos Avançados de Artes Plásticas e Fotografia do Ar.Co em 2007. Formaram o colectivo ERRE em 2012, para o projecto GENEALOGIA.

CAL, 2015


exposição na Galeria Diferença
Outubro > Novembro 2014


C.A.L. #2.1, #2.2 e #2.3
140x140cm (cada tela); algodão-não-preparado engradado, cal, pigmento; 2014


LAC #1, #2 e #3
150x90cm (cada tela); pigmentos e óleo de linhaça sobre tela; 2014 


Rosa
212x200cm; algodão-não-preparado engradado, cal, fio de pesca; 2014


C.A.L. #1.1, #1.2 e #1.3 (à direita)
120x80cm (cada tela); algodão-não-preparado engradado, cal, pigmento; 2014

C.A.L. #1.4, #1.5 e #1.6
120x80cm (cada tela); algodão-não-preparado engradado, cal, pigmento; 2014

Livro WE


Criar um livro a partir do projecto WE, projecto que deu origem à minha primeira exposição individual, nasceu de uma vontade de documentar e de pontuar o percurso artístico através de um objecto que reflectisse e contivesse o essencial do meu processo criativo. Este livro seria uma espécie de um catálogo de uma exposição que já não existe fisicamente e, por isso, não teria de obedecer nem respeitar qualquer modelo preexistente ou conteúdo programático.

Foi neste contexto de grande liberdade, com um esqueleto alinhavado, que me dirigi ao Luís Gonçalves e à Stolenbooks através da sua chancela Buy the book. O ambiente de troca e partilha de ideias, de comunicação permanente sobre o avanço do projecto e de acompanhamento de todas as fases de produção fez com que o livro WE seja, verdadeiramente, fruto de uma colaboração estreita e dialogante entre o seu “mentor” e os seus “feitores”.  Saliento a atenção dedicada à capa, uma serigrafia (Stolenprints) que ilustra a individualidade de cada um dos exemplares do livro, numerados e assinados. 

Para adquirir um exemplar, contactar rui_aleixo@yahoo.com

Lançamento do livro WE






Galeria Diferença, Outubro 2015

C.A.L.#1 na livraria A+A


Travessa do Carvalho 25, Lisboa > de Janeiro a Junho 2016