WALL #2 (desinstalação) (WE, 2014)


(fotografias de Rui Dias Monteiro)

862 postais (18,6x14cm cada); massa adesiva, banco e caixa de madeira; 2014

À entrada da galeria encontra-se WALL #2 (desinstalação), um mural composto por postais – à semelhança de WALL #1 (desinstalação), de 2011 – instalado em duas paredes perpendiculares entre si. A “imagem original” encontra-se na parede da esquerda e a imagem espelhada (girada em torno de um eixo vertical) na parede do lado direito. Esta imagem surge a partir da simplificação tonal da tela rectangular da autoria de Josefa de Óbidos que encima o retábulo de Santa Catarina de Alexandria (1641) da Igreja de Santa Maria. Cada um dos 13 tons foi “traduzido” por um postal que retrata a textura de uma parede caiada.

“Mais do que o mural resultante da justaposição de postais – individualizados no reverso – a acção da instalação (por parte do artista) e a sucessiva desinstalação (por parte do visitante) são a imagem resultante em WALL”.[2] A forma reticulada sofre constante transformação desde o começo da acção de instalação até que dela reste apenas a sua memória e documentação. “Este projecto funciona como uma máquina em que todas as engrenagens são visíveis. É um convite à simetria entre acção e reacção através da participação activa de quem visita.” [3] O visitante pode escolher as parcelas (postais) que deseja retirar da parede, actuando assim sobre a imagem inicial – a que encontra ao entrar na galeria – e participando na construção de uma nova imagem – a que deixa ao sair da galeria – que incluirá uma nova porção de parede nua.

[2] Rui Aleixo, para Experimenta Design 2011

Sem comentários: